Chá

24 03 2008

Muitos pensam que o chá nasceu ou teve sua origem na Inglaterra (por motivos óbvios), porém sua real procedência é chinesa. Um dos primeiros encontros europeus com essa maravilha se deu entre 1500 à 1600 e, de lá pra cá, sabe-se lá porque, o chá tornou-se uma das bebidas mais consumidas mundo afora. Sua importância é tamanha que os livros didáticos de história da minha época de ensino fundamental, atribuíam a ele a Guerra do Paraguai… Ou isso ou eu estava em outro planeta naquelas horripilantes aulas de história… Só falta descobrir o porque de tal importância!

No Brasil o chá, como infusão, não é tão popular quanto os sucos e a bebida preta gaseificada. Na região sul, mais precisamente no Rio Grande do Sul, pode-se dizer que o chimarrão é o mais próximo que se chega do chá e lá, todo ser vivo está sempre com sua cuia e garrafa térmica nas mãos. Na região centro-oeste, mais precisamente no Mato Grosso do Sul, o que mais se tem em comum com o chá é o famoso Te re ré, uma dissidência gelada do chimarrão.

Como fazer um bom chá? Primeiro você precisa de medidas! Daí vai da sua preferência, para cada litro d´água, no mínimo duas colheres bem cheias da erva. Coloque a água para ferver e aguarde até que ela entre no ponto de ebulição, mas não deixe que ferva! Quando sentir o ínicio do fervimento, desligue o fogo e leve a água para o recipiente onde se encontra a erva. Alguns preferem coar em coadores de papel, outros preferem peneiras, no entanto não há diferença.

Não deixe a água ferver, esse é um ponto importante, se fizer isso é provável que o chá fique com um leve gosto de melado ou queimado, isso porque a água fervente queima a erva!

Meyviu


Ações

Information

One response

30 03 2008
João Barreto

hummm…

eu era mais um dos que acreditavam ser o chá uma invenção inglesa.
😮

o Surrealismo do Acaso desconstrói minhas verdades!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: