Surrealismo em vídeo

30 01 2008

Lendo O Pensandor Selvagem, no blog O Reverso do Verso, li/assisti uma postagem muito interessante sobre Isto não é. Isto é surrealismo. Se você assistiu, deve ter notado a semelhança com o quadro “Isto não é um cachimbo” do Magritte. Talvez seja meio confuso tentar explicar isso (e talvez seja desnecessário) mas eu vou tentar de qualquer forma. Quando Magritte pintou essa tela, pintou-a como um quadro, uma imagem, não queria (ou queria) que aquilo “significasse” alguma coisa, é um quadro e nada além disso, não é, realmente, um cachimbo. Tudo aquilo que percebemos, seja pelos sentindos, seja pelos sonhos, para cada pessoa a representação é diferente. Quando EU vejo o quadro ou mesmo o vídeo, minhas percepções ou o modo como encaro e represento internamente aquilo é totalmente diferente do modo como VOCÊ o faz. Por isso, para Magritte e tanto quanto para o cara que fez o vídeo, aquelas coisas podem ou não ser o que realmente são… Magritte foi além, pra deixar isso bem claro escreveu no quadro: “isto não é um cachimbo”. Não mesmo, é um quadro! Ou qualquer coisa que você queira que isto possa ser. É uma representação, a própria linguagem é um meio representativo, há quem diga que até as pessoas mudam (fisicamente) conforme nossa estado de ânimo (e não é por causa do álcool), mas isso fica pra outra postagem!


Ações

Information

13 responses

1 02 2008
Caito

Olá Mavi, não tem problema nenhum, pelo contrário, fico muito honrado!Só queria aproveitar pra deixar aqui também o nome do autor do filme, que é Christian Caselli. De resto, só agradeço por me honrar com sua citação.
um beijo

2 02 2008
Mavi

Boa, devia ter posto o nome do autor do filme, falha minha bitcho! Agora eu quem agradeço a oportunidade, e quanto ao beijo, se você não se importar de beijar um homem hehehe… O Jô não liga né?

10 02 2008
Caito

Hahahahaha, deixa minha mulher ler isso!

13 02 2008
mimi

parabéns pelo bleo blog – uma delícia, já em favorito!

gostei da sua destreza, fluída, animada…

beijo em movimento de magritte
*

14 03 2011
ECCA

ECCA, como ja diz meu nome, não gostei, ta orrivelmente orrivel, fasso melhor.

14 03 2011
Meyviu

Ecca sua mula, mprimeiro aprenda a falar português depois venha pertubar os outros, seu ignorante HORRÍVEL! FAÇA algo da vida!!!

14 03 2011
Francisco

Bom, pra começar, issu esta ruim de mais, com nossa caro amigo em cima cito.

já li muito, mais esse, me poupe, e mais uma vez, como nosso amigo disse em cima, “FASSO MELHOR”

14 03 2011
Axevedo

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

que lixo issu.
‘-‘

14 03 2011
Meyviu

Não precisa mudar o nome nos comentários, eu vejo o IP de quem comenta sua anta. Aprende a escrever, sério mesmo, DEMAIS se escreve junto, vai pra escola, por favor.

14 03 2011
Ecca

“mprimeiro” oque é issu? eu tenhu que aprende português?
se liga, cada um tem sua opnião, a minha foi essa.
não adianta vir me críticar, essa é minha opnião e pronto.

RETARDADO

14 03 2011
Ecca

e +, tudo issu ai em cima não fui eu que postei, e sim meus amigos que viram e acharam um lixo.

NÂO FALO MAIS NADA.

14 03 2011
Meyviu

Criticar não tem assento, múmia!

14 03 2011
Ecca

não é assento e sim acento! mula.

Deixe uma resposta

