Guerra e Paz – Léon Tolstói

15 09 2006

Quando não tiver nada em mente pra escrever vou fazer resuminhos dos livros que eu li, a iniciar com o mais recente: Guerra e Paz de Léon Tolstói.

Nessa narrativa nosso amigo Tolstói constrói (rimou), sob o ponto de vista russo da época, a guerra que Napoleão infringiu para o mundo. A história tem, como cenário inicial, a cidade de São Petersburgo. Nela a nobreza russa promove seus bailes e festas e comentam sobre a guerra iminente. Algumas famílias tem seu caráter exposto, casamentos são arranjados. Toda a intriga da fútil da nobreza é exposta até que os homens partem para as primeiras batalhas. A Rússia, como se sabe, com um reduzido número de homens e liderada pelo Generalíssimo Kutusow, sofre suas primeiras derrotas em solo austríaco. A Áustria é conquistada e o Czar Alexandre após algum tempo, frente a frente com Napoleão, declaram encerradas as hostilidades.
A vida retoma seu rumo até que Napoleão começa a invasão da Rússia, as cidades e estradas sucumbem até que Napoleão é derrotado após a tomada de Moscou. A vida dos nobres continua com suas frivolidades e casamentos e todos terminam felizes.

E que fique claro que isso é apenas um resumo do resumo em, nem comentei sobre as famílias, sobre Pedro, sobre André, Vassili et cetera.


Ações

Information

One response

19 01 2012
José Roberto

napoleao foi um acaso na historia,uma sincronicidade de eventos como dizia o pensador racional yung que fala de eventos temporais,em qualquer outra epoca napoleao nada seria,mas,naquela epoca,naquele periodo politico,ele como militar,general mais novo para a epoca entao se deu.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: