Mês de Salvador Dalí

14 05 2008

Por que… ele teria feito mais um aninho dia 11 passado caso ainda estivesse por aí (mais de cem!). Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, marquês de Púbol, foi pintor, escultor, desenhista, escritor e cineasta… Quer mais? Um dos maiores ícones do Surrealismo, mesmo expulso, merece mais esta menção por aqui.

De um guri que ouviu dos pais que era a reencarnação do irmão ao companheiro de 50 anos de vida pode-se esperar de tudo mesmo, incluindo sua auto-denominação de ser O surrealista. Permitiu-se experimentar tudo. Começou sob influência de Giorgio de Chirico, embalou muitos trabalhos com a Paranóica Crítica defendendo que os quadros deveriam ser fotografias manuais e em cores. Explorou a violência, o erotismo e o mundo onírico em seus trabalhos. Tudo muito forte, cruel, metamorfoseado, tudo como na autodefinição: “espontâneo, de conhecimento irracional baseado na associação interpretativo-crítica dos fenômenos delirantes”. Compreende?

Não foi um artista como os demais, daqueles criadores e só (como se isso fosse um “apenas”!), partindo para outras invencionices depois da 2ª Grande Guerra. Aí ele mais uma vez extrapolou com a arte criando para a moda, publicidade… Inventou móveis, jóias, sapatos musicais, sim, que tocavam enquanto eram calçados, lindo isso.

E quantos grandes homens conhecemos com aquele bigodinho? Apenas um, brilhantemente inserido em sua própria época. Assim foi Diego Velásquez, agora o não menos inquietante John Galliano e o foi Dalí. O Surrealista.

f.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/biografias/salvador-dali.jhtm

About these ads

Ações

Informação

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: