A metamorfose – Franz Kafka

16 09 2006

Obra, ao meu ver (e de muitos outros também), surrealista do escritor tcheco Franz Kafka autor de O Processo e outros.

Nesse livro, Kafka relata o acontecimento inusitado de Gregor Samsa que, depois de uma noite agitada, desperta com seu corpo transformado em alguma coisa “asquerosa”. Gregor acha, a princípio que aquilo é um sonho. Após algum tempo caí na realidade e se ve transformado num imenso inseto. Não deixa ninguém entrar em seu quarto. Gregor era basicamente o chefe de sua família constituída por seu pai, sua mãe e sua irmã. Quando reparam que Gregor faltara ao serviço começam a insistir para entrarem no seu quarto, desconfiam de alguma doença. Gregor, nesse meio tempo começa a se analisar, sente seu casco, suas novas “patinhas” e fica aturdido com tudo aquilo. A impressão que se tem é que Gregor se transformara numa barata gigante.
Após algum tempo a família consegue arrombar a porta e “vislumbra” o enorme inseto. Todos ficam aturdidos, o pai de Gregor tenta mata-lo com um pedaço de pau mas logo percebem que se trata de Gregor pois o inseto não os trata com hostilidade. Mais tarde, mas ainda no mesmo dia, o chefe de Gregor vai à sua casa tirar satisfações e se depara com Gregor-inseto. Ele se assusta, mas promete esquecer o assunto. Dias depois, todos na casa arranjam empregos e Gregor é alimentado por sua irmã, a única que entra no quarto. É bom lembrar que Gregor não consegue mais comer comida normal, a irmã, o único ente da família que suporta ver Gregor é quem a leva comida estragada para ele, coisas podres, etc. Gregor então, diante de tal situação, começa a sentir um estorvo, um fardo muito grande para a família que, não obstante estarem trabalhando, tiveram que alugar comodos de sua casa para cobrir os gastos. Após um tempo, Gregor tenta sair de sua alcova mas sofre um acidente caí e, depois de agonizar, morre.
A empregada acha o cadáver, mostra aos familiares, que aparentam chorar. Eles se livram do cadáver, vendem a casa, compra um lugar menor e, por incrível que pareça, decidem, logo após tudo isso, casar sua filha

De novo repito, isso é só um resuminhozinho, que quiser saber circunstâncias e pormenores que leiam o livro, que por sinal é uma obra fantástica.

Ações

Informação

32 respostas

4 10 2006
marano

Rapaz!
Eu achava muito legal esses textos do Kafka sobre alienação e tudo… mas são textos enormes, principalmente O Processo, falam disso e somemente disso, e além disso a gramática é chata à beça.
Depois que li o A Hora da Estrela de Lispector, me apaixonei. Ela, advogada como Kafka, além de falar sobre vários temas, como as diferenças sociais no brasil, toca no íntimo, e traz a agonia da alienação pra dentro de quem lê ao ponto do leitor ter de fechar o livro para continuar mais tarde… muito mais belo! sem a fantasia, sem transformar ninguém em barata.
Se ainda não o tiver lido, tente este! Prometo que não vai se arrepender…
Abraço!

1 11 2007
Anonymous

adoro esse livro(pelo menos a parte que eu li)tive que pegar o resumo por que tenho um trabalho para entregar muito em cima da hora!
brigada!
ass:Carolina-RS

5 04 2008
Ga e Ja

voces tem que fazer resumos mais completos e diretos. !!!!!!!!!

9 07 2008
Luisa

O resumo está ótimo, até por que você não está aqui para fazer trabalho de escola de ninguem, se tão reclamando é por que não leram o livro e querem um resumo pra surpreender os professores. Parabéns.

20 08 2008
Eloah

Eu adoreii ler o livro qndo eu o li tinha apenas 11 anos meu pai que me indicouu!
axei super interessantee a historiia
é como se um belo dia a gente acordasse se sentindo um verdadeiro lixo!uma criatura asquerosa digna de desprezo!mto bom mesmo eu adorei
alias meu pai tem um bom gosto !
agora já to com 15 anos e minha professora me passou um trabalho sobre o autor fui procurar acabei axando esse resumo decidi ler de novo pra relembrar!:D
brigada ta mto bom mesmo!

31 08 2008
Alex Reis dos Santos

terei aula sobre o autor e a obra e por isso estou aqui. Quero agradecer, o resumo esta ótimo é provavel que faremos algum trabalho relacionado. obrigao|||

17 09 2008
agatha

nossa vc me ajudou pra caramba…
obrigado!!!

7 05 2009
A metamorfose kafkiana « Surrealismo do acaso

[...] que me parece as escolas estão cobrando sua leitura. Se você chegou aqui procurando um resumo, achou. Faça o seu trabalho da escola, mas por favor não pare por aí. Feito o trabalho, a leitura não [...]

5 07 2009
Victor

Kafka, ao transformar Gregor num inseto aparentemente nojento e asqueroso, constrói um panorama das relações sociais baseadas no conforto da beleza física e riqueza material. Isto é, não somos pais, mães, filhos, mas simples produtores facilmente descartáveis quando do advento da independência sustentável.

Para tanto, nada melhor que uma barata (sinta-se como uma) para representar a agonia colocada sobre alguém a partir de sua inutilidade; mesmo que se compare a maneira de escrita de Linspector com Kafka, ambos brilhantes literatos.

19 08 2009
Greatfullded

Eu nao li porque é grande de mais.Mais mesmo assim vai ajudar na ora da escola eu acho, mas c naum servir obrigado mesmo assim pelo menos eu tentei.VLW!!!!!!

5 07 2010
sara

eu odeio livros IDIOTAS como essesem assunto é RIDEICULO coisas sem o mínimo da cultura popular é devstador eu vou ler o resumo pq tyenho um trabalho p hj
odiei o livro!!!!!!!

5 07 2010
Meyviu

Prezada Sara, RIDEICULA é você.

10 10 2010
Juliana

Nossa esse resumo me salvou,eu tenho q levar um resumo desse livro p a professora e sem dúvida nenhuma esse foi o melhor q eu encontrei,parabéns..

Obs**pq as pessoas que ficaram reclamando ñ fazem melhor???

10 12 2010
rosa maria

Eu li, a metamorfosse de Kafka, é um livro assustador de certa forma, muito bom. Chama-nos bastante atenção essa obra espetacular, onde mostra o desepero de alguém que vê-se derrepentetranformado numa criatura deploravél, nojenta, infortunia e desprezada….mas o que muito me chama realmente atenção, é o desprezo de sua familia, para com o filho, era como se ele tivesse perdido todo seu significado, como se sua personalidade sumido.

14 05 2011
Robson

Muito obrigado pelo resumo cara vc me ajudou pra caraca e o livro e otimo recomendo que todos leiam

Vlw cara esse site e massa

MUITO OBRIGADO CONTINUEM SEMPRE ASSIM !!!!!!!!!!!!!!!!

14 05 2011
gabriel

O melhor livro de todos os seculos recomendo a togos

7 09 2011
sandra

Estou lendo este livro…
Uma linguagem fácil, e muito gostoso de se ler
Recomendo!

2 10 2011
elaine

kuando li o livro nao entendi nada ai rsolvi prokura aki e o problema se resolveu tenho um trabalho sobre esse livro amanha…..obrigadu foi mto util contynuem fazendo isso

5 11 2011
J.Etani

É ….o seu resumo aborda 80% do livro,parabéns!
Falta-lhe um carisma ao lidar com tamanha obra literária.
Fica uma dica.Mas pela dedicação acima, a dica a meu ver, torna-se um estímulo para outras.
Beijos

9 11 2011
Adolfo

parabéns ao autor da resenha, soube fazer um texto compacto e muito rico.

27 01 2012
lucs

eu li o livro, mas esse seu resumo diz algumas inverdades

21 03 2012
Brenda

Pelo Menos Da Pra Fazer uma Provinha Em Cima Da Hora rsrs’

21 03 2012
Maria

Concordo com lucs. Eu li o livro e seu resumo diz algumas inverdades…

21 03 2012
Maria

mas mesmo assim ficou muito bom!

7 04 2012
Arry

Caraca mi ajudol d+ valeu.

19 04 2012
Karol

muito obg ajudou mt msm (yn)’

14 05 2012
Ely

HÁ ALGUNS ERROS NO RESUMO, mas está bom! “Após algum tempo a família consegue arrombar a porta e “vislumbra” o enorme inseto” Samsa abre a porta com a boca, ninguém arromboum, por exemplo.

28 05 2012
Manfredo Kolya

A diferença é que ,Kafka não vivia na mesma época que nós. Isso explica a difícil compreensão por parte dos jovens . Existe uma versão em quadrinhos( KUPER) e um curta metragem. Parabéns.

31 05 2012
ariany

otimo resumo vai me ajudar bastante no meu trabalho da escola !

30 09 2012
kafkiana

Tá errado esse resumo. O pai mata o Gregor e eles passam a nem ligar mais para o “inseto”. E a irmã que falou para o pai que precisavam tirar essa coisa da casa deles. Não gostei do resumo.

11 10 2012
andrezinho

dgghhghhjnjn

10 04 2013
Izabela Geronimo Dos Passos

esse livro é mo merda muito chato

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

